Elmo Paixão/PR cobra aplicação da lei que proíbe o descarte irregular de lixo e entulho

24 abr
Por: David 0 0

Elmo Paixão/PR cobra aplicação da lei que proíbe o descarte irregular de lixo e entulho

O vereador Elmo Paixão do PR voltou à tribuna da câmara na sessão desta terça-feira 23, para falar sobre o descarte irregular de lixo e entulho nas vias públicas do município, causando problemas aos moradores. Segundo ele, os carroceiros que atuam no município são os principais responsáveis pelas irregularidades nas vias públicas ou fora do dia e horário da coleta feita pela prefeitura e cobra o cumprimento da Lei que que pune a pratica do descarte irregular de lixo.

“Existe uma Lei em Nossa Senhora do Socorro que pune quem joga lixo em vias públicas e que nunca foi colocada em pratica. Qual a desculpa? Falta logística? Agora que temos a Guarda Municipal bem equipada e até armada, que pode ajudar na aplicação da lei, mas não se faz nada. Sabemos que boa parte destes entulhos são deixados por carroceiros e eu apresentei projeto para regularizar a atuação das carroças com a identificação através de cadastro junto a prefeitura. Não estamos aqui para prejudicar ninguém, mas a lei tem que ser colocada em pratica para acabar com os abusos”, disse Paixão ressaltando que o município de Barra dos Coqueiros implantou o cadastro de carroças e carroceiros para tentar resolver o problema e tem dado certo.

A sugestão do vereador Elmo Paixão é para que todas as carroças sejam cadastradas e identificadas, como uma forma de fazer cumprir a lei e disciplinar os condutores de veículos com tração animal. “Hoje existe a tecnologia com implantação de microchips para marcar o animal e identificar seu proprietário que pode ser feito com um investimento pequeno e a própria secretaria de saúde do município poderá acompanhar a situação de saúde destes carroceiros, pois sabemos que a maioria não tem nem INSS. A secretaria de agricultura também poderá acompanhar a saúde do animal e coibir maus tratos. Tudo isso vai servir para a gente trazer melhorias para eles”, alertou o vereador, afirmando que vai reapresentar a indicação para que se faça cumprir a lei e para que o poder municipal monitore a atuação das carroças e ao mesmo tempo vai pedir explicações para saber o que está faltando para que a situação seja resolvida. “Isso é uma coisa bastante importante: A identificação das carroças e dos carroceiros para que se possa implantar políticas públicas para todos eles”, ressaltando que o município já teve uma ação em que determinada quantidade de entulho descartado em local determinado pela prefeitura, os carroceiros eram beneficiados com um saco de farelo para o animal.

 

Acessibilidade